Biográfico ou Terapia Biográfica

TOMAR A VIDA NAS PRÓPRIAS MÃOS
Biográfico é uma revisão da própria biografia em busca das forças internas que são necessárias para tomar a vida nas mãos. Baseando-se nos ensinamentos da Antroposofia surgiu uma abordagem da biografia humana considerando-a como uma fonte inesgotável de forças favoráveis ao autodesenvolvimento e à cura. O trabalho biográfico é uma ajuda para todos os que querem aprofundar seu autoconhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolver interesse e compreensão por outras pessoas e suas situações de vida. Nele, são ressaltados os lados luminosos e sombrios em cada biografia, tornando-os conscientes e permitindo às pessoas integrá-los em sua própria biografia, reconhecendo o real valor desses acontecimentos. Isso é conseguido através de relatos e exemplos extraídos de situações concretas da vida.
MODALIDADES
Existem duas modalidades deste trabalho biográfico que tem sido procurado em todo o mundo por todos que desejam uma relação mais rica e profunda consigo mesmos, com os outros e com a vida em sua totalidade:
• Biográfico de Grupo
• Aconselhamento ou Terapia Biográfica Individual
BIOGRÁFICO DE GRUPO
O Biográfico de grupo foi estruturado pelo casal Daniel e Gudrun Burkhard, respectivamente consultor organizacional e médica antroposóficos. O trabalho com a biografia é associado com uma revitalização que, através do auxílio de terapias corporais e atividades artísticas, leva o indivíduo a recuperar o ânimo, a vitalidade, e alegria de viver. O participante sai do programa com ferramentas criativas para trabalhar suas metas, enfrentar suas dificuldades e entender suas crises como oportunidades de desenvolvimento.

BIOGRÁFICO INDIVIDUAL
O Aconselhamento Biográfico Individual é indicado para adultos, preferencialmente a partir dos 28 anos de idade, quando o ser humano já tem condição de realizar uma avaliação mais objetiva de seus talentos e inclinações.
O grande agente do processo é a própria pessoa, que a partir do trabalho Biográfico adquire uma visão panorâmica da própria vida, entendendo melhor suas crises de desenvolvimento e ampliando sua visão do todo. Através de um olhar objetivo para seu passado e um reconhecimento das oportunidades e otimização do seu momento presente, a pessoa pode olhar para seu futuro e estabelecer metas que lhe permitam, em liberdade, tomar seu destino nas próprias mãos.
OBJETIVOS
A proposta de ambas as modalidades é desenvolver no indivíduo, a partir da mobilização das forças do seu Eu, capacidades adormecidas, maior compreensão e visão da sua própria essência e, conseqüentemente, confiança na vida frente aos acontecimentos da nossa época.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *