Balanço 2010, Planos para 2011


2010 foi um ano em que, junto com Rosângela Cunha, com quem trabalho há mais de 2 anos, no DAO Terapias, praticamos o trabalho biográfico de forma inovadora. Além do tradicional ‘panorama biográfico’, começamos em Juiz de Fora o ‘Curso DAO: Observação e Sentido’ em que os participantes puderam lançar um olhar diferente sobre sua vocação e escolha profissional, a partir da fenomenologia proposta por Goethe em seus escritos científicos.

Outro importante passo foi o trabalho com novas parcerias, começando com Nina Veiga, com quem fizemos um lindo trabalho chamado ‘Tecendo o Fio do Destino’, no Vale de Luz, em Nova Friburgo.

Em relação os locais de trabalho, fizemos nosso primeiro trabalho no Vale de Luz, um local onde tradicionalmente ocorrem atividades antroposóficas. Em São Paulo, consolidamos o Centro Paulus como nossa casa de trabalho. Em Juiz de Fora, mudamos de casa, saindo do Seminário da Floresta para a super confortável Pousada Lago das Pedras.

No fechar das cortinas de 2010, fomos convidados para dar uma aula sobre Biografia Humana para os alunos do curso de Fundamentação em Antroposofia do GEPAK em Petrópolis.

Para 2011, vamos reeditar a parceria com Nina Veiga, levando o workshop Tecendo o Fio do Destino para outras cidades, começando por Juiz de Fora. Já estamos trocando figurinhas com Bettina Happ Dietrich na organização de uma nova versão do Curso DAO: Observação e Sentido, que faremos em março, ainda sem local definido (e provavelmente mudaremos o título também).

Pretendemos trabalhar em 2011 em novas cidades, pela demanda de leitores dos artigos sobre Terapia Biográfica da Personare. Já estamos buscando um local adequado para trabalhar no Nordeste, provavelmente em Recife, pela proximidade das outras capitais nordestinas, mas ainda não está definido. Também em resposta à demanda de leitores do Personare, estamos analisando com muita empolgação a possibilidade de realizar um workshop em Portugal. Vamos estreitar os laços com o GEPAK e organizar trabalhos em conjunto.

Na 1a semana de janeiro já faremos um Panorama Biográfico de Ano Novo, no Centro Paulus.

Ou seja, 2011 promete…

Marcelo Guerra

This entry was posted in antroposofia, auto-desenvolvimento, terapia biográfica. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *