O Que É Espiritualidade

medium_dalailama.jpg

Do livro: “ESPIRITUALIDADE – Um Caminho de Transformação”

de Leonardo Boff

Agora cabe colocar diretamente a pergunta: afinal, o que é espiritualidade? Uma vez fizeram esta pergunta ao Dalai-Lama e ele deu uma resposta extremamente simples: “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”.
Não entendendo direito, alguem perguntou novamente:
– Mas se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade?
O Dalai-Lama respondeu:
– Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade. E acrescentou:
– Um cobertor que não aquece deixa de ser cobertor.
Então atalhou a pessoa:
– A espiritualidade muda ou é sempre a mesma coisa?
E o Dalai-Lama falou:
– Como dizem os antigos, os tempos mudam e as pessoas mudam com ele. O que ontem foi espiritualidade hoje não precisa mais ser. O que em geral se chama de espiritualidade é apenas a lembrança de antigos caminhos e métodos religiosos.
E arrematou:
– O manto deve ser cortado para se ajustar aos homens. Não são os homens que devem ser cortados para se ajustar ao manto.

Parece-me que o principal a ser retido desse pequeno diálogo com o Dalai-Lama é que espiritualidade é aquilo que produz dentro de nós uma mudança. O ser humano é um ser de mudanças, pois nunca está pronto, está sempre se fazendo, física, psíquica, social e culturalmente. Mas há mudanças e mudanças. Há mudanças que não transformam nossa estrutura de base. São superficiais e exteriores, ou meramente quantitativas. Mas há mudanças que são interiores. São verdadeiras transformações alquímicas, capazes de dar um novo sentido à vida ou de abrir novos campos de experiência e de profundidade rumo ao próprio coração e ao mistério de todas as coisas. Não raro, é no âmbito da religião que ocorrem tais
mudanças. Mas nem sempre. Hoje a singularidade de nosso tempo reside no fato de que a espiritualidade vem sendo descoberta como dimensão profunda do humano, como o momento necessario para o desabrochar pleno de nossa individuação e como espaço da paz no meio dos conflitos e desolações sociais e existenciais.

29 opiniões sobre “O Que É Espiritualidade”

  1. Por isso mesmo que acredito que se há evolução na sociedade humana também há evolução na forma como a espiritualidade nos pode ajudar a progredir e, portanto, seria ilógico pensar que a Revelação Espiritual se haveria estagnado num dado momento, com uma única revelação.

    A Revelação é, assim, progressiva e não imutável.

    Gostei também muito do exemplo do Dalai Lama: as coisas devem ter um sentido e desprovistas desse sentido elas não serão de qualquer utilidade. Por isso, a religião só é religião se nos der a liberdade e a responsabilidade de podermos ir melhorando, a cada instante!

  2. Achei a resposta para espiritualidade um pouco vaga, ela deixou a desejar, poderia ser um pouco mais clara e completa…….

  3. Há diferença entre espiritualidade e religião. Muitas pessoas acham que por praticarem uma religião estão desenvolvendo sua espiritualidade. E, às vezes, não estão. Como ele disse, tem que haver uma transformação interna.Um comprometimento com a ética, educação,familia…A espiritualidade tem por objetivo nos ajudar a sermos pessoas melhores.

  4. o homem age de acordo com suas necessidades sejam elas materiais ou espirituais, ele sempre buscara o que lhe conforta .A espiritualidade suprirá suas necessidades de estar bem consio mesmos, de esta em paz e de bem com a vida. As necessidades materiais lhe darão conforto, estabilidade, o material com o esperitual andão juntos onde um é complemento do outro!

  5. obs estamos aqui por algum motivo um deles e ajudar o proximo isso se chama espiritualidade sem esquecer quando ajudamos alguem da familia ou um estranho ajudamos a nos mesmo assim nos tornamos menhor.

  6. O ser humano é muvido ou animado por um espírito. Este mesmo espírito é capaz de possibilita-lo o desejo de contemplar o bem, que é Deus, pois Nele se completa. É o mesmo sentimento de Platão, filósofo Grego, que buscava no bem o motivo de sua existência. Temos a liberdade de aceitar este espirito ou não. O importante é saber que á espiritualidade só será perceptível na vida de um indivíduo se ele provocar o espírito que está emanente em seu coração.

  7. Espiritualidade : Toda via de acesso a verdade.

    Se conhecendo, o homem saberá separar o conhecimento provocado pelas influências externas na sua consciência, gerando uma razão significante a sua elevação espiritual. A partir daí sua produção interna, livre das pressões externas, produto de suas capacidades preferênciais e livres do antagonismo do mundo, se expandirá pelo potencial infinito de seu espírito, em busca de seu bem maior : Deus

    Tudo isto deverá acontecer vivendo-se no meio da sociedade. Pois é fácil ser um santo, vivendo-se isolado.

  8. espiritualidade: tudo que conseguimnos produzir partindo do eu.quando consigo ver na necessidade um mundo encantado, aí sim estou vivendo um verdadeiro estado de espírito.

  9. Entendi, perfeitamente, apesar de ser católica praticante, penso que se eu como dimensão humana não colocar dentro do mim, o Ser em Cristo, e assim ir mudando o meu modo de pensar agir, falar e ser, em relação com os meus irmãos, dessa forma me colocar disponível nas necessidades deles, enquanto eu não passar aos poucos desta dimensão humana, para a dimensão divina, entendo que isso vai ocorrer na minha vida a passos e às vezes lentos,mas sempre para frente e não para traz.sabemos que buscar uma espiritualidade não há saltos e sim passos. o entendimento do Ser e não o Ter.
    Francisco de Assis, dá esse exemplo magnífico de como viver essa espiritualida. OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA. E CEFRAN- Centro de Estudos Franciscano. Campo Grande M.S.

  10. Realmente é uma transformação no interior da pessoa. Se não modifica o seu interior pensante não pode ser espiritualidade…

  11. gostaria de saber se na espiritualidade a gente pode ter contato ou conversar com pessoas que já faleceram?

  12. Espiritualizar é buscar o melhor no nosso interior e olhar em volta do mundo com os olhos cheios de compaixão, respeito pelo diferente e partilhar os momentos de dor, angústia e felicidade para sermos seres com mais humanidade e amor pelo outro e pela vida.

  13. espiritualidade para min e tudoaquilo de bom que o ser humano traz dentro de sí ou seja é o lugar onde habita o autissimo.

  14. Espiritualidade é o que há de bom dentro do ser humano. Desenvolver a espiritualidade é buscar se encontrar na paz consigo mesmo e buscar se tornar uma pessoas cada vez melhor, olhando para o mundo, como disse Juna Maria, com olhos cheios de compaixão e respeito.

  15. ESpiritualidade é viver de acordo com os valores que você adquiriu na vida. Pode mudar e transformar, caso você deseje mudar de ideologia ou de crença. Não confundir espiritualidade com espiritismo, nesse caso e só nesse é que você (que acredita) pode (?) falar com os mortos. O Dalai Lama apenas disse o que era espiritualidade “para ele”, não se aplica as outras pessoas que pensam diferente.

  16. A Resposta sobre espiritualidade foi realmente muito importante, pois se nós não nos conscientizar de que o maior problema da humanidade é não reconhecer que dentro de cada um de nós existe um poder extraordinário que ainda não descobrimos, por estarmos preocupados com coisas tão insiguinificante é que ainda não paramos para pensar e reagir.

  17. eu tenhoo uma duvida sobre esse assuntoo !! *-* ” …. na espiritualidade nos podemos cv com os q jah naaum estao mais na terra (mortos) ????? >< .. me respondeeee aeee galerininhaaa ! booojs maaah tavares ! …. 🙂 , qero resposta concretaa e boooas ! praaa mim estender de verdade oq er esse assuntoo tao comentadoo

  18. bora ae ! respostaaa ! … >< haaaaaaaaaa '
    ´´´´´´´ ops !! kkk vamos aee genteee qero saber !

  19. Estar informado é diferente de estar conciente. A consciência é que faz a pessoa mudar.
    É o id é la que mora a conciência aonde mora DEUS. É aonde podemos consultar o certo e o errado e todos nós sabemos o que é certo e o que é errado. Só temos que parar e pensar antes de agir e tudo isso é um processo que para uns demora mais. É espiritual poder entregar a nossa vontade e nossa vida aos cuidados de DEUS da maneira em que o compreendemos.

  20. Realmente, ter religião não significa ter espiritualidade. A espiritualidade nos move para as coisas do alto, para a intimidade com Deus, para viver a vida com simplicidade no coraçao, para olhar o mundo e o outro percebendo o amor de Deus em tudo, a espiritualidade nos torna compassivos.

  21. gostei das respostas sobre a ispritualidade devemos ajudar as pessoas a cresceren em grandes informaçoes sobre a blblia

  22. Não achei a resposta nada vaga, foi simples é diferente de ser VAGA mas na verdade tudo depende de como você vê espiritualidade e que tipo de resposta você estava procurando pode ser completa ou vaga 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *