Holi – o Festival das Cores na Índia

maos_holi

O Festival de Holi é realizado na Índia durante o Phalgun Purima, entre o final de fevereiro e o início de março. O Holi é uma comemoração que tem uma longa tradição em todo o país. As suas origens remontam a textos anteriores a nossa era e se trata de uma celebração do triunfo do bem sobre o mal.

A característica mais marcante desse festival é a de que os participantes pintam-se uns aos outros com uma espécie de pó colorido. Esse pó, disponível em diversas cores, é diluído em água antes de ser aplicado. O Holi anuncia a chegada da primavera e todo mundo é bem-vindo para participar desse festival, inclusive os turistas. Ao longo de todo esse dia, as pessoas se pintam, se abraçam e se desejam mutuamente “Feliz Holi”.

Os preparativos para o Holi começam algumas semanas antes do festival, quando muitos habitantes de Deli reúnem madeira para as fogueiras que serão acesas na noite de Holi. A festa começa com o acendimento das fogueiras ao anoitecer e continua durante todo o dia seguinte, com muita música, dança e festas espalhadas por toda a cidade.

Os historiadores contam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu surgimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos em seu reino o venerassem, mas foi justamente seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria em uma fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika se deu mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e o salvou. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.

Em 1997 eu estava em Kathmandu nesta época e foi muito divertido participar desta festa tão alegre.

1 pensou em “Holi – o Festival das Cores na Índia

  1. enayra

    eu achoo muito legal esses festival da india
    eles sao bem diferentes de nos brasileiros

    by: enayra beijinhus

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *