Diário da Alemanha – Meißen

E chegamos a Meißen, cidade onde Hahnemann nasceu e viveu até os 14 anos. A cidade é bem pequena e guarda características ainda do século XIX. Logo estacionamos bem perto do colégio onde Hahnemann estudou, o Sainkt Afra, que fica entre a igreja e um seminário teológico com o mesmo nome. Fotografei o pátio e, principalmente, o portal por onde os alunos passavam para entrar para as salas de aula, e está escrito SAPERE AUDE [Ousa Saber]. Hahnemann usou isso como lema em toda a sua vida, e escreveu na página de abertura do seu livro mais importante, O Organon da Arte de Curar.

Foi muito emocionante estar neste lugar onde há mais de 200 anos andava todos os dias um menino que revolucionaria a medicina!

Depois fomos procurar a casa onde ele nasceu. Nela nao pudemos entrar, hoje funciona uma reparticao da justica, e nao sao permitidas visitas. Mas ha uma inscricao na parede um busto dele. De certa forma a casa em que ele nasceu delimita a parte preservada da cidade, pois do outro lado da rua principal foi construido um shopping center, pequeno, de acordo com o tamanho da cidade.

Almocamos um dönner, um sanduiche turco que existe em todo lugar que fomos. Muito bom! Hahnemann, que se interessava pelas diferentes culturas do mundo, teria adorado essa invasao turca em sua cidade.

Fomos ver a porcelana de Meißen, tao famosa, mas caríssima!!!!!!

Voltamos para Leipzig.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *