Psicoterapia Antroposófica

 rs18.jpg

Linha alternativa de abordagem psicoterápica com base na filosofia criada pelo pensador austríaco Rudolf Steiner, no final do século XIX. Baseando-se nos estudos esotéricos da Helena Petrowna Blavatski e na teoria filosófica de Goethe, Steiner criou a Antroposofia suas inúmeras aplicações em todas as áreas do conhecimento humano (Medicina, Farmácia, Arquitetura, Engenharia, Dança, etc). A Psicologia Antroposófica foi uma lacuna deixada por Steiner e que passou a ser preenchida na segunda metade do século passado por autores como Rudolf Treichler e seu filho Markus Treichler, porém sem conformar-se ainda como uma teoria completa. Uma das grandes contribuições para o entendimento da Psicologia Humana é o estudo da Biografia. No Brasil, a médica alemã Gudrun Burckhart desenvolveu centros de estudo biográfico, como o Artemísia em São Paulo, onde pessoas se propõem a passar um final de semana ou um semana, revendo em grupo o curso de suas vidas. Como psicoterapia propriamente dita, a Antroposofia ainda conseguiu se definir até o momento. O que se vê é que existe uma tendência forte em unir as idéias antroposóficas à outras linhas pré-existentes, variando muitíssimo de terapeuta para terapeuta. Terapias coadjuvantes ligadas à Antroposofia podem ser muitos úteis, quando associadas a uma psicoterapia: Massagem Rítmica, Eurithmia Curativa e Terapia Artística, por exemplo. A própria medicação antroposófica (homeopática, fitoterápica ou alquímica) facilita muitíssimo o desenrolar do processo psicoterapêutico, seja em que linha for.

Artigo escrito por Dr. Bernardo Lynch de Gregório

5 pensou em “Psicoterapia Antroposófica

  1. elisabetecunha

    Brincadeirinha, os selos são carinhos e reconhecimento pelo trabalho, se vc não achar que cabe no perfil do blog, deixo livre sua escolha!
    Sem pressão!

    A liberdade de escolha é o que mais prezo!

    Eu entendo!

    Responder
  2. Raquel

    Sou Psicóloga e gostaria de me especializar na área da Antroposofia. Gostaria de obter informações sobre onde posso encontrar, na cidade de Sâo Paulo, cursos referentes ao assunto

    Responder
  3. renato laranjeira manoel

    Sou Geógrafo, e estou tentando usar o metodo Antroposofico em minhas aulas, onde posso obter mais informações sobre este tema?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *